O projeto INICI(AR)3 é promovido e coordenado pelo Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e visa a integração de alunos do 1º ciclo dos cursos de Bioquímica, Biotecnologia e Geologia da Universidade de Évora em equipas de investigação do Laboratório HERCULES, dedicadas ao estudo do Património Cultural.
O projeto contém uma componente teórica, baseada no estudo e aprofundamento de artigos científicos da especialidade e discussões de resultados com os respetivos tutores, e uma vertente prática no âmbito de trabalho laboratorial nos vários temas propostos pelos membros da equipa.
O projeto contém uma componente teórica, baseada no estudo e aprofundamento de artigos científicos da especialidade e discussões de resultados com os respetivos tutores, e uma vertente prática no âmbito de trabalho laboratorial nos vários temas propostos pelos membros da equipa.
Principais objetivos:
- Integrar os alunos em equipas de investigação científica dedicadas ao estudo de caracterização química e microestrutural, identificação de tecnologias de fabrico, determinação de proveniência, problemática da autenticidade de objetos, mecanismos de degradação química e microbiológica, entre muitos outros;
- Suscitar a curiosidade científica dos alunos pelo património cultural, fortalecer a relação destes com a sua herança cultural e incutir sentido de responsabilidade pela valorização e preservação do património;
- Desenvolver espírito de aprendizagem cooperativa e valorizar o trabalho de equipa;
- Utilizar equipamentos de ponta que permitem diagnosticar, analisar e resolver os problemas encontrados;
- Alargar a aquisição de conhecimento e despertar o interesse pela investigação científica e interligar esse interesse com as temáticas em estudo nas diferentes unidades curriculares dos respetivos cursos.
Planos de ação:
Ação 1: Divulgação e captação de alunos
Prentende-se com esta ação divulgar o projeto entre os alunos de 1º ciclo dos cursos de Bioquímica, Biotecnologia e Geologia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora. O público-alvo são os alunos de 1º e 2º ano que, nesta fase dos seus cursos, não têm ainda contacto sistemático e permanente com os trabalhos de investigação desenvolvidos pelos docentes e investigadores da Universidade.
Ação 2: Visitas a museus
Incrementar o interesse pela cultura e sensibilizar os alunos para as questões que se colocam nesta área a nível de estado de conservação/degradação, proveniência, autoria, entre outras. Foi dedicada uma sessão de visitas de estudo ao Museu de Évora e ao Museu de Arte Sacra da Sé de Évora.
Ação 3: Distribuição dos alunos pelos vários grupos de trabalho / tutores
Nesta fase será explicado aos alunos os trabalhos em curso nos temas propostos e será estabelecido o contacto entre alunos e docentes/investigadores (tutores) de modo a que cada aluno possa escolher a temática que lhe desperte maior interesse ou curiosidade.
Ação 4: Integração em equipas e realização de atividades
Cada aluno será integrado na equipa selecionada na fase anterior e irá desenvolver trabalho de investigação no âmbito do Património Cultural, sob a orientação do tutor (docente ou investigador) e em colaboração com outros alunos e investigadores que compõem a equipa.
Ação 5: Seminário
Sob esta ação será organizado um seminário onde cada aluno apresentará a temática de estudo, as metodologias usadas e os resultados alcançados a todos os membros da equipa do INICI(AR)3 e aos outros alunos que participam no projeto. O seminário terá ainda as portas abertas a toda a Academia e, portanto, aberto aos restantes docentes, investigadores, não-docentes e alunos.
Ação 6: Disseminação
Esta ação diz respeito à disseminação de resultados e do próprio projeto. As atividades realizadas serão adequadamente divulgadas no website do Laboratório, em mailing lists, na impressa regional e nacional, entre outros. Será também elaborado um artigo científico a submeter a uma revista científica internacional da especialidade.
Ação 2: Visitas a museus
Incrementar o interesse pela cultura e sensibilizar os alunos para as questões que se colocam nesta área a nível de estado de conservação/degradação, proveniência, autoria, entre outras. Foi dedicada uma sessão de visitas de estudo ao Museu de Évora e ao Museu de Arte Sacra da Sé de Évora.
Ação 3: Distribuição dos alunos pelos vários grupos de trabalho / tutores
Nesta fase será explicado aos alunos os trabalhos em curso nos temas propostos e será estabelecido o contacto entre alunos e docentes/investigadores (tutores) de modo a que cada aluno possa escolher a temática que lhe desperte maior interesse ou curiosidade.
Ação 4: Integração em equipas e realização de atividades
Cada aluno será integrado na equipa selecionada na fase anterior e irá desenvolver trabalho de investigação no âmbito do Património Cultural, sob a orientação do tutor (docente ou investigador) e em colaboração com outros alunos e investigadores que compõem a equipa.
Ação 5: Seminário
Sob esta ação será organizado um seminário onde cada aluno apresentará a temática de estudo, as metodologias usadas e os resultados alcançados a todos os membros da equipa do INICI(AR)3 e aos outros alunos que participam no projeto. O seminário terá ainda as portas abertas a toda a Academia e, portanto, aberto aos restantes docentes, investigadores, não-docentes e alunos.
Ação 6: Disseminação
Esta ação diz respeito à disseminação de resultados e do próprio projeto. As atividades realizadas serão adequadamente divulgadas no website do Laboratório, em mailing lists, na impressa regional e nacional, entre outros. Será também elaborado um artigo científico a submeter a uma revista científica internacional da especialidade.